O podcast no Brasil existe há mais de 13 anos, exatamente desde 21 de outubro de 2004, quando o primeiro episódio do Digital Minds foi ao ar. Acredito que comecei a ouvir o meu primeiro podcast, produzido pelo Judão, por volta de 2007. Era praticamente o único que acompanhava religiosamente. Logo depois, conheci o Nerdcast, que está prestes a completar 600 episódios publicados.

Ao contrário do que muita gente pensa, é muito fácil acompanhar podcasts. Se antes era necessário acessar o site, baixar o arquivo e passar para o MP3 Player pelo computador, hoje basta abrir o aplicativo nativo “Podcast” do iOS ou procurar na Play Store do Android o app que você gostar. Pelo aplicativo, é só pesquisar os nomes dos programas favoritos, assinar e começar a ouvir.

Há uma brincadeira na podosfera que todo ano é considerado o “ano da podosfera”. Além de ter uma base sólida de ouvintes, percebo um crescimento no interesse e a plataforma está conquistando mais pessoas. Eventos de comunicação e mídias sociais estão incluindo painéis sobre o tema e, recentemente, o Conversa Com Bial conversou sobre esta querida mídia no seu programa com Ju Wallauer, do Mamilos, um dos melhores podcasts que conheço. Ela entrou no último bloco, que pode ser assistido aqui: https://globoplay.globo.com/v/6273389/

Conversando e interagindo com os seguidores, percebo que a maior resistência para alguém começar um podcast é se “assustar” com a duração dos episódios. Cada podcast possui um padrão, onde alguns duram apenas cinco minutos e outros duas horas. A média dos que eu acompanho fica em uma hora e meia para cada episódio. Mesmo assim, eu consigo ouvir alguns durante o dia e vou compartilhar as dicas para você começar a sua maratona.

A vantagem do podcast é a sua mobilidade. Portanto, dá para ouvir onde quiser com a ajuda do seu smartphone. Já parou para pensar quanto tempo você passa no transporte público ou no carro quando está no trânsito? E a faxina da casa? A hora de fazer a compra do mês? Eu fico feliz, por exemplo, quando preciso lavar os pratos justamente por ter mais um tempo para ouvir pedaço de um episódio. Portanto, você pode aproveitar estes momentos que não exigem muita concentração para ouvir um episódio. Muitas vezes, não vai perceber o tempo passar.

Sem falar no caráter apaixonante da mídia. Como um dos herdeiros do rádio, você acaba construindo uma relação com os podcasters, que proporcionam verdadeira imersão sobre o assunto. Eles passam a fazer parte da sua vida. É muito comum, na sessão de e-mails, os apresentadores lerem depoimentos de pessoas que conheceram o podcast em questão e fizeram maratona para ouvir todos os episódios, mesmo que ele tenha mais de 100 programas gravados.

A depender do podcast, você adquire mais conhecimento em um tempo que antes não era bem aproveitado, como nas situações da rotina que eu citei. Além do Mamilos para assuntos mais sérios, indico o Café Brasil para reflexões. Para variedades, Papo de Gordo, Canal 42, Rebobinando, Treta Talks e RapaduraCast. No humor, Não Ouvo e Minuto de Silêncio. E para futebol, Bicuda. Para quem produz podcasts e ouvir entrevistas com personalidades, Radiofobia.

Depois de muitos anos como ouvinte, eu virei podcaster. Eu, Diogo Francischini e Adriana MKTD apresentamos o Criatônicos, onde falamos sobre publicidade, marketing digital, mídias sociais e empreendedorismo. Depois de um longo hiato, voltamos ao ritmo de publicar dois episódios a cada quinze dias e estamos convocando os ouvintes mais fiéis a voltarem a curtir nossos episódios. Espero que você faça parte dessa turma também.

Tirei esta foto quando estava em um evento de mídias sociais com um painel sobre podcasts. A pessoa ao meu lado se interessou, mas não sabia por onde começar. Imediatamente fiz as orientações e, logicamente, peguei o Criatônicos para ensiná-la a pesquisar e assinar podcasts. Fica a ideia para quando você participar de eventos fazer o mesmo.

Fica o convite para você aproveitar mais o seu tempo com podcasts. Se você já é ouvinte experiente, compartilhe este texto com seus amigos e deixe aqui suas palmas para ele alcançar mais pessoas e comente a relação que você tem com os seus podcasts favoritos.

Se você é podcaster, deixe o link do seu podcast para eu e outras pessoas conhecerem.

Conteúdo Postado Originalmente em: https://goo.gl/14Yv7e
Autor: Caio Costa

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com